top of page
Clarim

Conheça o Intrumento

NOMENCLATURA DO CLARIM

O clarim tem cinco peças importantes, o bocal, o tubo ou bobina, o tubo da campânula, a campânula, e a bomba de afinação.

Bocal

O bocal é geralmente feito em bronze e banhado a ouro, prata ou cromado. Pode parecer que a sua única função é servir como um funil de ar, mas tem outro trabalho importante. Ele faz com que as vibrações produzidas pelos lábios sejam levados para a coluna de ar no interior do clarim. É a vibração dessa coluna de ar que faz o som que se ouve. Na verdade, todo o som é composto de vibrações. O copo do bocal regulamentar é sempre do mesmo tamanho e forma. Alguns clarins (executantes), cujos lábios não se encaixam confortavelmente no bocal regulamentar, preferem usar um bocal de trompete.

Tubo Clarim

O tubo é a parte do instrumento que tem o mesmo diâmetro em todo o seu comprimento. O comprimento e, em menor grau, o diâmetro do tubo de qualquer instrumento determina a nota mais alta e mais baixa, que pode ser emitido no referido instrumento. Isto é porque uma longa coluna de ar vibra mais lenta do que uma curta.

Campanula Clarim

A campânula é a porção de largura na parte final do clarim, que funciona como um megafone para espalhar o som. A campânula afunila para dentro do tubo da campânula, que é a porção do tubo com o diâmetro aumentando constantemente.

Bomba de Afinação

A bomba de afinação, pode ser encontrada na extremidade da embocadura da bobina mais curta do clarim, e é usada, como o seu nome indica, para a afinação do instrumento, e também para a extração de água que ficou no tubo

Clarim e Estojo

CUIDADOS A TER COM O CLARIM

Como todo o instrumento, o clarim deve ser bem cuidado para se conseguir os melhores resultados. Pelo menos uma vez por semana, deve-se limpar o interior com água quente e sabão. Lavar bem o instrumento e retirar toda a água com cuidado. Untar a bomba com vaselina para prevenir a corrosão do metal e para manter a bomba livre para se mover. Os clarins que têm um acabamento com verniz, são limpos do lado de fora, limpando-os com um pano húmido. Clarins com um acabamento de latão puro, ou aqueles em que o verniz está gasto, devem ser polidos com um limpa-metais. O tubo do bocal pode ser limpo usando um escovilhão próprio, ou uma vara de madeira fina e um pedaço de pano limpo. É melhor não usar um fio metálico ou um objeto de metal para empurrar o pano, uma vez que podem arranhar o tubo do bocal desta forma. Guarde o clarim num estojo próprio, ou num local adequado.

bottom of page