top of page

Som e Espírito

MARCHE COM A FANFARRA DA ARMADA

A música sempre esteve ligada às ações militares desde tempos muito remotos, não apenas como meio de comunicação no campo de batalha, como também como elemento psicológico, animando as tropas e atemorizando os inimigos. Os soldados usavam o clarim como forma de comunicação e orientação em combate, e este instrumento era um dos itens mais desejado, juntamente com os estandartes das tropas, e o soldado corneteiro ou clarim, tinha ordens expressas de destruir a sua corneta em caso de risco de captura.
Aventure-se no site e descubra  a Fanfarra da Armada.

SOBRE A FANFARRA DA ARMADA

A Fanfarra da Armada engloba o espírito da música e da camaradagem. Desde a sua criação a Fanfarra da Armada tem uma admirável história de excelência. Participa regularmente em desfiles militares, procissões religiosas, festas populares e muito mais, tem viajado inclusive para alguns países estrangeiros, a convite de várias entidades, para compartilhar o seu talento e sons cerimoniais.
A Fanfarra da Armada apresenta uma longa história de tradição, com uma impressionante capacidade de inovação e talento, mantendo-se modernos e originais, respeitando ao mesmo tempo  as tradições mais antigas da Marinha.
Bem-vindo ao site não oficial da Fanfarra da Armada - e que a tradição continue!

578178_411665378854651_159252640762594_1367648_1701502194_n.jpg

O CLARIM - INSTRUMENTO

IMG_0372_small.jpg

O clarim é um aerofone da família dos metais. É composto por um tubo (pode ser simples ou de bobina dupla) com um bocal numa das extremidades e uma campânula na outra, sem possuir orifícios ou válvulas de qualquer espécie ao longo do seu corpo, sendo um dos instrumentos mais simples da sua família. O controlo das notas é feito pela variação da embocadura do instrumentista, já que o clarim não possui outros meios para tal controlo. Consequentemente, o clarim está limitado a soar notas dentro da série harmónica do seu som fundamental. Embora o clarim tenha uma estrutura simples, pode produzir um som alto e de longo alcance. O clarim é usado principalmente em meios militares e em conjuntos de clarins e percussão.

O CLARIM - INSTRUMENTISTA

silhueta.jpg

O clarim ou corneteiro, é um militar com um certo grau de importância na estrutura de uma unidade militar.
A sua função nas unidades militares é participar nas diversas solenidades e formaturas, dando os toques para a execução dos movimentos de Ordem Unida, bem como através dos seus toques diários. O clarim soa um toque de aviso para quase todas as atividades em que um grupo de homens é chamado a participar.

IMG_20141106_213558.jpg

VAMOS CONHECER O CLARIM?

Conheça qual é a constituição, e quais os cuidados a ter com um Clarim.

VAMOS FAZER MÚSICA

Agora que já conhece o Clarim como instrumento musical, veja como tocar com o Clarim corretamente.

tambor2.jpg

O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CLARINS

Conheça Curso de Especialização em Clarins, e as suas principais disciplinas de formação.

OS UNIFORMES DA FANFARRA DA ARMADA

13227634_1141372765885333_7118813232882051242_o.jpg

A Fanfarra da Armada não faz uso de uniforme que a diferencie do restante pessoal da Marinha, porém usa artigos e objetos inerentes ao seu serviço. Fique a conhecer alguns desses artigos e objetos.

VÍDEOTECA

Combinando a habilidade musical e as performances, cada apresentação da Fanfarra da Armada promete deixar o público deslumbrado. Abaixo, encontra uma coleção de vídeos da Fanfarra da Armada, desde cerimónias militares e desfiles a procissões e mais. Assista aos vídeos podendo assim participar nesta fanfarra militar na sua jornada de talento, tradição e conquistas.

Homenagem à memória do Infante D. Henrique

A Fanfarra da Armada a executar o toque de "Homenagem aos Mortos em Defesa da Pátria" em Lagos, junto ao monumento do Infante D. Henrique, em 2016

Arruada no Vale da Serra

Fanfarra da Armada atuando nas Festas do Vale da Serra em 2013.

Procissão de Nossa Senhora da Escada

A Fanfarra da Armada a participar na Procissão de Nossa Senhora da Escada, nas Mercês, em Lisboa.

Tattoo Militar em Guimarães

A Fanfarra da Armada a participar num tattoo militar , em Guimarães, no Estádio D. Afonso Henriques, em 1991.

Tattoo Militar em S. Miguel

A Fanfarra da Armada a participar num Tattoo Militar, em S. Miguel, no Estádio de S. Miguel, em 1992.

Tattoo Militar nas Caldas da Rainha

A Fanfarra da Armada a participar num Tattoo Militar, nas Caldas da Rainha, no Campo da Mata, nos anos 90.

Tattoo Militar no Alfeite

A Fanfarra da Armada a participar num tattoo militar, no Alfeite, no campo do CEFA, na Base Naval de Lisboa, em 2012.

FOTOTECA

HISTÓRIAS, CURIOSIDADES, E FATOS

Conheça algumas histórias, curiosidades, e fatos, sobre clarins.

VarveG20140915_low.jpg

DESCRIÇÃO HERÁLDICA

Escudo fuselado de prata e azul com uma ponta de vermelho carregada com uma trompa em ouro e uma baqueta negra sobreposta em barra. Coronel naval de ouro forrado de vermelho. Sotoposto listel ondulado com a legenda em letras negras maiúsculas, tipo elzevir, «FANFARRA».

fanfarra.jpg

SABIA QUE:

Quer fazer uma procissão, uma pequena arruada, ou uma homenagem a antigos combatentes, na sua localidade?

Pode entrar em contacto com a Fanfarra da Armada para o fazer. A Fanfarra tem um longo histórico de participação em eventos desses carizes. A Fanfarra tem todo o gosto em receber o vosso convite. O convite será analisado e dependendo da agenda da Fanfarra, será enviada uma resposta para si.

Ficam aqui os vários contactos para onde poderá obter informações e enviar o vosso convite:


Comando do Corpo de Fuzileiros (CCF)

Email: corpofuzileiros@marinha.pt​


Gabinete do Comandante CCF

Tel.: ( +351) 210927121


Sargento-Mor Adjunto do Comandante CCF

Tel.: ( +351) 210918261


Secretaria CCF

Tel.: ( +351) 210 918 127

Fax: ( +351) 211938531

Email: ccf.sec@marinha.pt


Unidade de Policia Naval (UPN)

Comandante 4º Pelotão – Fanfarra ( +351) 210 918 374

Sala de Ensaio – Fanfarra - ( +351) 210 918 353

Email: ccf.bat1.upn.fanfarra@marinha.pt


Comando Naval

Serviço Protocolo

Chefe ( +351) 210 984 421

Email: comnav.protocolo@marinha.pt


Gabinete do CEMA

Chefe do Gabinete - ( +351) 210 925 200

Email: gabcema.ch@marinha.pt

CONTATO

Tem imagens ou vídeos da Fanfarra da Armada?
Tem dúvidas, comentários, ou sugestões sobre a Fanfarra da Armada?
Entre em contato hoje!

Suas informações foram enviadas com sucesso!

thumbnail_IMG_20180227_225830.jpg

UM POUCO SOBRE O AUTOR DA PÁGINA

Ingressei na Marinha Portuguesa em Junho de 2000, fiz a recruta na Escola de Fuzileiros, e após o término da recruta, realizei o Curso de Formação de Grumetes Artilheiros no Grupo nº2 de Escolas da Armada, no Alfeite. Como Grumete Artilheiro embarquei nas Corvetas Jacinto Cândido, António Enes e João Coutinho. Após estes embarques, frequentei no Grupo nº2 de Escolas da Armada, o Curso de Formação de Marinheiros Artilheiros onde me especializei em Apontador de Artilharia. Após o Curso de Marinheiros, embarquei na Fragata Comandante João Belo, nas Corvetas Augusto Castilho e General Pereira D’Eça, e na Fragata Vasco da Gama. No final do embarque na Fragata Vasco da Gama, fui promovido a Cabo, e destaquei para o Comando da Zona Marítima dos Açores. Em Agosto de 2010 destaquei para a Escola de Fuzileiros para frequentar o Curso de Especialização de Praças em Clarim. Após o Curso de Clarins prestei serviço durante quatro anos na Fanfarra da Armada, como clarim. No final dos quatro anos, destaquei novamente para a Fragata Vasco da Gama, onde prestei serviço durante três anos e meio, tendo destacado no final desse tempo para Direção de Pessoal, onde prestei serviço durante quatro anos. Findo esse tempo destaquei para a Fragata Bartolomeu Dias onde estive durante oito meses, tendo destacado por motivos de curso de longa duração, onde me encontro ainda hoje.
O meu objectivo com a construção deste site foi, nada mais nada menos, dar a conhecer a Fanfarra da Armada. No site usei como cores predominantes o branco, o vermelho, o azul, e o amarelo, pois são as cores presentes no brasão da Fanfarra da Armada. As fotos e vídeos usados no site, estão na sua maior parte disponíveis na web, e algumas fotos são do meu acervo pessoal.
Considerando que a Marinha tem uma história com 700 anos, não nos podemos esquecer que, a Fanfarra da Armada conta com quase 280 anos de existência. Poderemos afirmar que a Fanfarra ainda tem muito a oferecer à Marinha, a Portugal e aos Portugueses. Esperemos que a Fanfarra da Armada ainda perdure por muitos mais anos, e que nos continue a mostrar o que melhor sabe fazer.
Siga a Marinha!!!

bottom of page